Por Fisiologista.com

Uma grande dúvida dos pais é qual é a idade ideal para as crianças começarem a correr. Pesquisas mostram que, normalmente, uma criança ativa de seis a oito anos de idade tem os valores de VO2 máximo tão elevados ou às vezes até maior do que corredores adultos que treinam cerca de 48km a 64km em uma semana. A visão de que as crianças são fisiologicamente capazes de correr longas distâncias é apoiada por registros de grupos etários em todo mundo. As pesquisas mostram também que as crianças se adaptam fisiologicamente ao treino de resistência e melhoram a performance na corrida.

  A partir desta informação, é possível concluir que as crianças são realmente capazes de treinar e competir em corridas de longa distância. Antes de iniciar os programas de planejamento para crianças, no entanto, deve-se considerar os seguintes pontos: 

– Não há trabalhos que provem que corredores de longa distância devem começar a treinar em uma idade jovem para atingir seu maior potencial. A maioria dos corredores de classe mundial não começam o treinamento até que estivessem na sua plena adolescência. E, com muito poucas exceções, as crianças que possuíam registros de grupos etários para a 5km através da maratona não evoluem para corredores adultos de elite.

– Investigação consistentemente mostra que, antes da puberdade, adaptações fisiológicas ao treinamento nem sempre são correlacionadas com o desempenho em eventos de longa distância. Para as crianças pré-púberes, os fatores que melhor predizem o desempenho na distância está simplesmente relacionada com a maturidade física: mais altas, crianças fortes e mais rápidos levam a vantagem em corridas de distância, assim como eles se destacam em outros esportes, como basquete, beisebol e futebol.

– Embora muitas crianças têm naturalmente altos níveis de condicionamento aeróbico, tornando-os fisiologicamente capazes de realizar atividades de resistência de baixa intensidade, eles são limitados em sua capacidade de gerar energia para as atividades de alta intensidade. O corpo tem dois sistemas principais para a produção de energia durante o exercício: o sistema aeróbio, que opera quando uma quantidade suficiente de oxigênio está disponível para os músculos, e o anaeróbio, que opera quando o suprimento de oxigênio não pode acompanhar a demanda dos músculos durante atividade de alta intensidade. Um dos achados mais consistentes em ciência do exercício pediátrica é que o sistema anaeróbio não está totalmente desenvolvido até que as crianças passem pela puberdade.

– Jovens fisicamente imaturos que empreendem grandes volumes de treino intenso estão em risco relativamente elevado para as lesões, crescimento anormal, maturação precoce e desgaste psicológico. Considerando esses pontos, recomendamos que as crianças não comecem o treinamento regular e especializado para corrida de longa distância, pelo menos até que os estágios iniciais da puberdade, por volta de idades de 11 a 13 anos, estejam iniciados.

    De maneira nenhuma estamos dizendo que as crianças menores de 11 anos não deve participar de eventos divertidos, provas infantis e lúdicas na escola ou em corridas da comunidade. Nós encorajamos as crianças de todas as idades a correr por diversão e saúde. Em vez disso, aconselhamos apenas adiar a formação regular, que definimos como mais de três dias por semana durante períodos de vários meses, e formação especializada, o que significa se concentrar apenas em correr.


FONTE: http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2016/10/duvida-dos-pais-qual-e-idade-ideal-para-criancas-comecarem-correr.html

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